4 etapas para captar clientes
Saiba como captar clientes para a sua fotografia de casamento e assinar mais contratos
Para que você entenda de forma bem clara e direta, separei o processo de venda de fotografia de casamentos em 4 etapas. São elas:
– Atração de clientes;
– Geração de interesse;
– Agendamento de reuniões;
– Fechamento de contratos.
Se você ainda ignora todo esse processo, talvez esteja aqui a sua principal falha em relação ao seu marketing para fotógrafos. Como este é um tema vasto e quero lhe passar um conteúdo completo, hoje falaremos sobre o maior problema dos fotógrafos nos últimos tempos: atração de clientes.
Afinal, como atrair (bons) clientes?
Eu me desespero todos os dias ao entrar nas redes sociais e ver fotógrafos alucinados atrás de clientes. Fazendo propagandas ultrapassadas estilo saldão. Usando o preço como ferramenta de atração ou até mesmo panfletando em grupos. Além de ser feio, é uma auto sabotagem. Estão jogando seu precioso tempo e seu esforçado dinheirinho literalmente na lixeira! O primeiro passo de todo fotógrafo que deseja divulgar é entender as características do seu público alvo e usá-las nos canais de atração corretos. Sejam esses canais pagos ou gratuitos. Observe onde as suas noivas estão e monte um planejamento. As noivas não devem ser compradas e sim conquistadas.
Primeiramente, monte o seu planejamento mensal, um programa especial com um calendário de postagens. Com conteúdo e horários direcionados para mulheres e, óbvio, noivas. Tente levantar o máximo de informações sobre o seu público e criar conteúdo. E assim passamos a ter solicitações de orçamento mais saudáveis.
Outro ponto revisto foram as parcerias. Iniciar uma nova rede de contatos e acionar velhos conhecidos com uma nova abordagem que você mesmo pode preparar. Quantas coisas já devem ter acontecido desde a última vez que você falou com um antigo parceiro? E assim faça com que esses parceiros passem de certa forma a colaborar com você em troca de alguns benefícios.
Os segredos de uma boa parceria são a abordagem ao futuro parceiro, o modelo de parceria e os benefícios para ambas as partes. Nesse ponto você tem que ser sagaz e usar toda a estratégia. Parcerias são uma das formas mais inteligentes de se atrair clientes. Digo isso por experiência própria. Saber qual tipo de parceria oferecer e qual benefício dar em troca é uma das minhas especialidades.
Outro ponto importante das parcerias, é que os clientes que chegam até você através de uma indicação, têm possibilidades imensas de fechar o contrato de fotografia. São chances muito maiores do que qualquer outro tipo de divulgação ou atração de clientes. Isso acontece porque se você foi estratégico e conseguiu uma boa parceria, seu parceiro cria uma espécie de chancela e faz com que o cliente confie no seu trabalho. Se você não sabe que tipo de parceria oferecer, me acompanhe também no meu site Marketing Para Fotógrafos, que darei várias ideias e dicas de como fazer.
Outro caso interessante foi o da fotógrafa mineira, Erica, que fez consultoria comigo. Foi assim: montamos um plano de divulgação focado em anúncios e redes sociais. O objetivo era atrair clientes qualificados. Primeiro passo: organizar as redes sociais, estabelecer um calendário de conteúdo, postagens certas nos horários certos e uma pequena dose de anúncios direcionados ao público alvo que ela queria atingir. Isso mesmo, bem no alvo.
Em menos de dois meses, Erica dobrou o número de interessados em sua fotografia de casamento. Isso fez com que ela se desse ao luxo de escolher os clientes que queria trabalhar, isso é raro hoje em dia, concorda? O processo de atração de clientes é um dos mais desafiadores e traiçoeiros processos de marketing para fotógrafos. Se não for bem feito, pode levar o fotógrafo a perder o foco e muito dinheiro. Investir nos canais certos nos momentos certos é uma das funções do nosso Programa Pessoal de Consultoria em Marketing para Fotógrafos.
Depois de atrair os clientes certos você sabe quanto tempo ele te dá atenção? Quando você envia um e-mail ou quando fala com ele no WhatsApp ? Você não vai acreditar… e esse será uma das surpresas do próximo artigo da série. Fique ligado!
Veja também: 4 frases que os clientes detestam