Caminhos para agregar valor à sua fotografia
Em tempos de crise que muito se fala em redução de preços, veja caminhos para agregar valor à sua fotografia e não reduzir sua margem de lucro!
Basta abrir qualquer portal de notícias para ler sobre os desdobramentos da crise. Invariavelmente a solução é redução de preço. Mas eu não vejo essa redução tão falada chegar ao mercado onde faço compras ou na concessionária de carros da minha região. Estou falando em redução real, aquela que afeta sua margem de lucros, e não descontos ou bônus que podem ser retirados a qualquer momento. Porém vejo muitos fotógrafos reduzindo sua margem de lucro, de verdade! E quando ele irá retomar a margem antiga? Ou pior ainda, passar pela recuperação e atingir uma nova?
Nós sempre apostamos no sentido contrário, desde o começo. Que ao invés de melhores preços os noivos procurariam por melhores serviços pela mesma cifra. Então decidimos agregar valores.
Mas quais valores?
Esses valores são a extensão dos serviços que você já apresenta e inclusão de outros que você não tinha.
Você faz making of do noivo? Caso sim, comece a explorar mais esse momento, ponha em prática aquelas ideias que estão guardadas no bloco de notas. Acredite, muitos noivos gostam de ser fotografados! Caso ainda não faça making of do noivo, comece já.
Se você assim, como nós, atende noivos que não abrem mão do material impresso, que tal ampliar seus serviços com um novo tamanho de álbum. Faça um acordo com seu laboratório e ponha em prática essa nova ideia, mas desde que seja vantagem para os noivos. Você entrega seu material em DVD? Porque não acrescentar o serviço nas nuvens personalizado para seu cliente? Ah! Eu já entrego em pen drive…. Ótimo, agora entregue com flores.
Ao final do dia, agregar valores será levar sua fotografia a outro patamar (não só técnico, mas de excelência), porque a primeira concorrência que enfrentamos é o mercado local, não estamos lutando contra o Brasil todo de uma única vez. Portanto quem sai na frente… (bom, nem preciso terminar a frase, concordam?). Os noivos que você conquistou por recebê-los de coração verdadeiramente aberto, serão, amanhã, seus amigos e não clientes.
Eu e a crise?
Quantidade de orçamentos irá cair… as pessoas estão perdendo empregos… Mas é motivo para desespero? Na verdade não deveria, pois, vivendo no Brasil, temos a obrigação de saber o histórico deste país. Numa rápida pesquisa por “a crise e o mercado fotográfico” encontro matéria do Portal Photos falando sobre esse tópico… Em 2003! Períodos como o atual tem a limpeza do mercado como o fator mais impactante. Saem aqueles que estavam apenas pelo dinheiro, aqueles que praticaram por muito tempo o preço baixo e agora não conseguem reinvestir, aqueles que não se dispuseram a aprender e ainda apresentam aquele estilo estagnado, aqueles que pensam como a cigarra ao invés de pensar como a formiga.
Cada um de nós é o fotógrafo S/A. Somos responsáveis diretos em ter empresas saudáveis financeiramente, as quais devem estar preparadas para dias difíceis. Talvez tenhamos menos clientes, porém mais exigentes. Esteja preparado (a), caso contrário, meu amigo(a)… Vida curta nessa profissão.
O que mais posso fazer?
Momentos de crise são ideais para se destacar. Podemos aproveitar o ensejo e agregarmos valores para nós mesmos. Você é fotógrafo empírico com muitos anos de estrada, porque não complementar com faculdade de comunicação ou curso superior em fotografia. Você, fotógrafo que deseja descobrir novas direções para ser diferente dos outros, pesquise e faça workshops que elevem e fortaleçam o caminho que você está traçando.
Quer agregar mais valor à sua fotografia? Wedding Brasil 2016. É uma experiência que mudou minha vida, de minha esposa e de muitos amigos meus. Esteja disposto a aprender, a ouvir, a aceitar suas limitaçōes e superá-las. Esteja disposto a receber todo o conhecimento que será oferecido, e principalmente… Deixe o pré-conceito em casa!