Como fracassar na fotografia de casamento
Confira 7 etapas para um fotógrafo de casamento fracassar no que faz
Hoje em dia, o que mais encontramos são profissionais que desejam reproduzir as características de fotógrafos famosos. Copiam de tudo. Seu jeito de se vestir. O estilo de fotografar… E tentam de toda forma parecerem com seus gurus. Alguns até conseguem se diferenciar e libertar-se do estigma de copiador enquanto é tempo. Mas a maioria acaba caindo no conforto de tentar replicar características e com isso não conseguem o que é o principal de um fotógrafo profissional: a sua verdadeira essência.
Como sabem, sou especialista em Marketing para Fotógrafos, e no que tange minha especialidade, cito abaixo as 7 etapas de um fotógrafo de casamento fracassado:
Etapa 1 – Não Investir em preparação técnica. Ao contrário do fracassado, essa é a principal característica do fotógrafo de casamento de sucesso. Antes de tudo ele procura se preparar, faz cursos, workshops e pratica a exaustão. Conhece variadas técnicas de iluminação, composição, fotometria e ainda estuda as mais diferentes formas de arte como inspiração. E para os que estão no mercado há um tempo, faça uma reciclagem. Você verá a fotografia de outros ângulos.
Etapa 2 – Não Conhecer o seu cliente. Não conhecer o que o cliente e seus gostos pessoais é a forma mais rápida de não garantir o retorno sobre os investimentos em preparação técnica e prática. Conhecendo o cliente o fotógrafo de casamento consegue desenvolver produtos e serviços de grande interesse de seu público alvo.
Etapa 3 – Não entender nem se diferenciar da concorrência. Quando o fotógrafo observa a concorrência ele está muito mais interessado em identificar novas técnicas utilizadas, composição diferenciada, relacionamento com o cliente e construção do valor do que apenas mapear preços e competir por valores.
Etapa 4 – Não É flexível, nem sabe adaptar o seu produto as necessidades do cliente. O profissional de fotografia que não conhece o seu produto nem sabe o momento exato de adaptá-lo as necessidades do seu cliente está fadado a fracassar. Se os noivos querem presentear os pais ele cria um novo pacote. Se a noiva quer uma sessão pré-wedding diferente ele pesquisa e apresenta as soluções. Não fica parado.
Etapa 5 – Não Entende de finanças nem sabe formular seus preços. Como todos os maus profissionais de outras áreas, não sabe lidar com fluxo de caixa, investimento, relação com fornecedores, nem conhecer todos os seus custos e suas despesas é mais um indicativo de que o sucesso pode estar longe de você.
Etapa 6 – Não fazem da tecnologia seu grande aliado. O fotógrafo de sucesso utiliza com facilidade softwares como Lightroom e Photoshop. Está amplamente familiarizado com as redes sociais e faz dela uma alavanca para seu relacionamento e divulgação do trabalho. Se você não sabe muito sobre isso… comece a aprender hoje.
Etapa 7 – Não sabe e nem quer fazer do marketing o seu grande aliado. O fotógrafo de casamento fracassado, ignora e não faz do marketing uma alavanca para melhorar os seus resultados. Ele nem sabe definir o seu público alvo, parcerias com empresas do ramo. Utiliza técnicas ultrapassadas de negociação e vendas.
Se você quer virar esse jogo, te convido a conhecer as ferramentas mais modernas de marketing para fotógrafos em meu blog. O fotógrafo de sucesso que está mudando o mercado de fotografia, sabe perfeitamente a grande diferença de marketing pessoal para marketing de produtos e serviços. Onde apenas a venda de uma imagem não é a garantia de produtos e serviços de qualidade conforme o seu cliente espera.
Conclusão:
Ter sucesso ou fracasso não tem nada a ver com a idade e sim com a atitude. É nosso dever estudar e se preparar continuamente para entregar um produto de qualidade compatível com nosso preço. Além disso, devemos sempre abrir a mente e aprender, seja com profissionais mais ou menos experientes. Utilizar técnicas de negócios, tecnologia e marketing ao nosso favor. Dessa forma faremos do mercado de fotografia um caminho para uma vida mais feliz.
Até breve!
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