Era pra ser um ensaio pré casamento…
O desafio de um fotógrafo de casamento em registrar o nascimento de uma vida
Eram 13h47 de uma segunda-feira nublada quando comecei a escrever esse texto. O tempo havia amanhecido quente, mas logo depois garoou e, enquanto tentava encontrar as palavras certas para descrever tudo o que estava sentindo, um vento forte batia na janela da casa da minha mãe, em Penha – SC. Eu estava na minha cidade natal para viver um dos dias mais intensos e o maior desafio da minha carreira até então. Preciso confessar que este relato vem acompanhado de toda a carga de emoção e adrenalina que rodearam naquela manhã.
Os responsáveis por esse dia (e a quem agradeço demais por me proporcionar uma experiência assim) são a Ana Luiza e o Gustavo. Há exatamente um ano eu estava acertando os detalhes do contrato de casamento deles. Logo depois, quando começamos a ver os preparativos para o ensaio de pré casamento, a Ana engravidou e preferiu fazer as fotos mais pra frente, mas por algum motivo nunca conseguíamos realizar essa sessão. Os dias em que marcávamos choviam ou tinham uma virada de tempo que não colaborava nem um pouco.
Agora consigo ver com clareza a real razão das coisas terem ocorrido dessa maneira, é como se o universo estivesse nos falando: “ei, dá uma seguradinha aí. Nada do que vocês fizerem agora será tão incrível quanto o que estou reservando pra vocês no dia 29/01/2018″. Sim, as coisas sempre acontecem por um propósito maior. E eu vi (e senti na pele) a explicação disso tudo: ela se chama Emília. Como ficamos sem poder fotografar o ensaio e a Ana se aproximava cada vez mais do final da sua gestação, ela teve a ideia de fazer uma troca: saem as fotos do pré casamento e entram as de toda a família vibrando pela chegada da sua caçula. Isso incluiria o registro do momento exato em que a pequena viria ao mundo. Como fotógrafo de casamento, é parte do meu trabalho presenciar momentos únicos e decisivos e ser inteiramente responsável por registrá-los com todo o carinho e cuidado. Mas aqui eu estava diante de um passo além de tudo o que já havia vivido.
O médico responsável pelo nascimento seria o pai da Ana, o Dr Eros, o que me deixou ainda mais emocionado na hora de aceitar o desafio. Desafio porque é mais forte do que qualquer outro trabalho, envolve um senso de precisão muito maior do que os casamentos que fotografo há cinco anos e, acima de tudo, é algo que nunca presenciei antes. Poderia imaginar, pesquisar, estudar tudo o que aconteceria, mas eu sequer conseguiria descrever o que estava prestes a viver. Estar frente a frente com a chegada de uma criança ao mundo é uma energia surreal. Enquanto clicava e me locomovia com cautela pela sala de parto, tudo o que eu conseguia pensar era o quão grato e especial me sinto por viver algo assim. Por ter um trabalho que me permite dias assim. Da tensão do Gustavo à maneira como o Dr Eros tratava a chegada da sua neta. Tudo que me cercava era uma atmosfera de amor, afeto, esperança. Foi algo explicável. E eu tenho aqui comigo o primeiro instante de vida da Emília nesse mundo. Seu primeiro choro, seu primeiro momento nas mãos de seu avô, a primeira vez que seus pais a viram. Eu não escondo as lágrimas de gratidão que sinto.
Que bom que o universo sabe do que faz. Que bom que a vida acontece da maneira que acontece. Porque depois daquela manhã eu me senti ainda mais em sintonia com o meu propósito. Ainda mais próximo do que acredito. Ainda mais fiel ao meu trabalho e às pessoas que depositam em mim todo seu respeito e confiança para dar vida àquilo que nos dá vida. Assim como Dr Eros foi encarregado pelo nascimento da sua neta, eu fui responsável por materializar as lembranças do dia mais importante das suas vidas. E essas lembranças começam a contar a história de vida da pequena Emília, a quem eu já sinto um carinho enorme. Essa história começa aqui e é contada a partir de cada uma das fotos que acompanham esse texto.
Ao final dessa experiência, uma certeza: são experiências assim, puramente desafiadoras, que nos tornam maiores. Meu desafio foi fotografar um nascimento, mas o seu pode ser o de um casamento pela primeira vez ou qualquer outro momento que lhe tire da zona de conforto. Não deixe de abraçar a chance de ser ainda mais sincero com sua verdade e essência.
Com todo amor, olhar e sensibilidade de um fotógrafo muito realizado.
Veja também: Três dicas valiosas para extrair o máximo dos seus ensaios de casais